quinta-feira, 13 de setembro de 2012

OLIMPÍADA DE LÍNGUA PORTUGUESA 2012

Textos selecionados pela comissão interna  desta Instituição de Ensino que envolve professores, coordenadores e pais  que farão parte do Concurso da Olimpíada de Língua Portuguesa na etapa municipal. Foram 04 categorias: poema, memória, crônica e artigo de opinião. Parabéns aos estudantes selecionados e aos professores que trabalharam com essas produções de texto em sala de aula:


ESTUDANTE: JULIA HELLEN PEIXOTO MATOSO
PROFESSORA: ROSIMEIRE MARIA DA SILVA BADCH
PERÍODO MATUTINO       5º ANO A


SÍTIO SÃO SEBASTIÃO, O LUGAR ONDE VIVO

O LUGAR ONDE VIVO É ESPECIAL
TEM POMAR
É CHEIO DE ÁRVORES
TAMBÉM HÁ UM RIO
QUE PASSA POR TRÁS DA MINHA CASA

LÁ TAMBÉM TEM CAVALOS
PLANTIOS DE CANA-DE-ACÚÇAR
PORCOS, CARNEIROS...
E MUITO MAIS!

EU VIVO NO SÍTIO SÃO SEBASTIÃO
UM LUGAR QUE NUNCA
TIRAREI DO MEU CORAÇÃO!

MORO PERTO DA NATUREZA
PERTO DE RIQUEZAS EXUBERANTES
ONDE ESPERO QUE O HOMEM
SEJA INCAPAZ DE DESTRUIR!

VIVO NUM LUGAR COM HARMONIA
ONDE NO SILÊNCIO
SÓ SE ESCUTA
O CANTO DOS PÁSSAROS!

AGRADEÇO A DEUS
POR MORAR ALI!
JAMAIS ESQUECEREI
DE TODOS OS MOMENTOS FELIZES
QUE ALI PASSEI
PASSO E AINDA PASSAREI




ALUNO: GABRIEL DA SILVA CRUZ
PROFESSORA: VALÉRIA  MENDES VILHALVA
PERÍODO: VESPERTINO         7° ANO B

SAUDADES DO PASSADO


Se não me falha a memória, quando eu tinha quase 6 anos, vivia com meus avós  numa cidade do interior  de Mato Grosso do Sul. Era um lugarzinho pacato e aconchegante, daqueles onde todo mundo conhece todo mundo. Era uma casa verde e branca muito bonita, toda gramada, com bastante espaço para correr. Nossa casa era bastante humilde, mas muito bem organizada, com um jardim onde um dia plantei sementes laranjadas chamadas pingos de ouro.
Um dia em busca de melhorias, minha família resolveu se mudar, fiquei muito triste, não queria, amava aquele lugar, passei horas ansioso, preocupado em deixar meus amigos. Como seria minha nova vida?
Quando contei na minha escola para meus amigos. Eles ficaram tristes e eu chorei muito, achando que jamais voltaria a vê-los novamente.
Graças a Deus, novos horizontes se abriram para minha família, nos mudamos e eu comecei a estudar em uma nova escola. Consegui fazer novos amigos e também sempre volto para rever meus antigos amigos.
          Enfim, estou crescendo com a cidade. Vendo mudanças e todo seu desenvolvimento. O que só alimenta meus sonhos de futuro.




Estudante: Dyenniffer Machado 8º ano C
Professora Eloísa
Meu lugar

O lugar onde moro é simples e humilde, mas eu gosto muito de morar aqui. Nossa casa é pequena e, às vezes, reclamo do tamanho, mas logo me lembro que muitos não tem nem um lugar onde morar.
Moro com minha mãe e nosso lar, apesar de ser pequeno, é  cheio de amor e carinho.
Quando acordo bem cedinho é só sair na frente da minha casa que eu consigo ver o sol nascendo lá no horizonte e consigo sentir aquele friozinho no rosto trazido pelo vento que sopra daqui do campo em frente.
Moro perto da minha família e sempre que podemos nos reunimos na minha vó e é aquela bagunça.
Na rua todos se conhecem e se cumprimentam. Aqui não é muito movimentado e, às vezes, gostamos de tomar tereré na sombra na frente da casa e ficar olhando quem passa.
Eu gostaria que arrumassem a rua para acabar o barro nos dias de chuva, mas é a última rua. Eu sei que vai demorar para que asfaltem aqui.
Gosto de morar aqui. Apesar das dificuldades que enfrentamos, pois aqui fica o meu lar e não tem nada melhor do que o nosso cantinho.




Aluna: Elizete  Gabriel  3º ano “A” Ensino Médio
Professora: Eloísa  Aguiar Teodoro   Turno:Matutino


A população que não se revolta


Estamos  em um ano eleitoral,onde conhecemos diversas pessoas com diferentes propostas políticas. Tenho 17 anos. Sei que não consigo mudar a população, mas tenho certeza que faço parte de uma minoria que luta por um futuro melhor. Vejo que a maioria dos eleitores ainda não se despertou talvez do “sono profundo” no qual se encontram.Damos tanto valor na cultura carnavalesca e ao mundo do futebol ,mas não devemos nos revoltar,devemos lutar por nossos direitos.
No ano da eleição, temos a oportunidade de mudar tudo que está errado, pois temos em mãos, não uma obrigação, mas sim um direito adquirido,o voto. Pessoas que vendem este direito não são dignas de tê-lo. Temos que votar com a consciência de que estamos colocando o nosso futuro e o de nossas crianças em mãos de pessoas que talvez tudo que querem, é só a mordomia para si próprias.
População, não sou Eu ou Ele, somos Nós e, se não nos revoltarmos para adquirir uma qualidade social tudo continuará como está. Eles, os políticos, impondo as regras e, nós, os eleitores, dizendo sim. Ainda sonho em fazer parte de um país em que a população desfruta de igualdade social.
Então, nunca é tarde para mudança. Bastar darmos o real valor ao nosso voto e votarmos com consciência!!!






Nenhum comentário:

Postar um comentário